Quem Somos Doencas Cirurgia Endovascular Agenda Biblioteca Fale Conosco


A trombose venosa profunda, ou TVP, é o entupimento da circulação venosa devido à formação de coágulos no interior das veias. Quando esses coágulos se soltam na circulação, podem causar o entupimento da circulação pulmonar, que recebe o nome de embolia pulmonar, uma doença que pode ser fatal.

O sangue é um líquido com características próprias, entre elas, a capacidade de formar coágulos, de forma a evitar uma hemorragia severa. Contudo, alguns fatores podem desencadear uma resposta exagerada do organismo, ocorrendo a formação de coágulos no interior de uma veia profunda. Existem três causas principais:

Trauma
Uma pancada, ou contusão da perna pode gerar uma resposta excessiva do sistema de coagulação sanguínea, formando coágulo no interior de uma veia.

Doenças do sangue
Algumas doenças do próprio sangue, como a falta de uma proteína, podem ser responsáveis pela trombose. Essas doenças, em geral, têm origem genética.

Lentificação do fluxo sanguineo
Quando o sangue se move lentamente no interior das veias, ele tende a se coagular. Isso ocorre quando se permanece longos períodos do dia numa mesma posição, seja em pé ou sentado. É o que ocorre, por exemplo, na TVP após longas viagens aéreas.

Toda embolia pulmonar se inicia com uma trombose venosa, por isso, o foco principal é o tratamento da TVP, para previnir a embolia.

O local mais comum de ocorrência de TVP são os membros inferiores. Neste caso, uma das pernas se apresenta inchadas, quentes e avermelhadas. Já a embolia pulmonar, em geral ocorre tosse, dor no peito e falta de ar, associado aos sintomas de TVP.

Além do exame clínico, a TVP pode ser comprovada com a realização de um exame de ultra-sonografia Doppler. Já a embolia pulmonar pode ser comprovada com uma cintilografia, tomografia ou ressonância magnética.

Além do exame clínico, a TVP pode ser comprovada com a realização de um exame de ultra-sonografia Doppler. Já a embolia pulmonar pode ser comprovada com uma cintilografia, tomografia ou ressonância magnética.


> Aneurisma da Aorta Abdominal
> Aneurisma da Aorta Tóraco-Abdominal
> Aneurisma da Aorta Torácica Descendente
> Dissecções da Aorta
> Doença Arterial dos Membros Inferiores
> Doença Obstrutiva das Carótidas
> Doenças das Artérias Renais
> Varizes dos Membros Inferiores
> Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar