Quando o aneurisma da aorta acomete não só o segmento abaixo das artérias renais, mas também o segmento da aorta torácica descendente. Acontece com menor freqüência do que os aneurismas de outros segmentos da aorta, porém também carrega um alto risco de complicações fatais.
A base desta doença ainda não está completamente elucidada, mas sabemos que está relacionada a um enfraquecimento das proteÃnas estruturais da parede da artéria. Diversos fatores sabidamente influenciam nos AATA: idade acima de 60 anos; sexo masculino; história familiar de aterosclerose; história familiar de aneurisma da aorta; Fumo; Hipertensão arterial; doença pulmonar obstrutiva crônica.
A maioria das pessoas não apresenta sintomas, e os AATA são freqüentemente detectados em exames realizados por outros motivos, como um ecocardiograma ou Raio-x de rotina. Quando presentes, os sintomas podem ser: sensação de pulsação no abdômen; dor recorrente no abdômen e na região lombar, mais à esquerda; dor nas costas do lado esquerdo.
Caso você experimente estes sintomas ou tenha sido diagnosticado por acaso com um AATA, procure imediatamente um cirurgião vascular. Este é o médico especializado no tratamento deste tipo de doença, desde o tratamento clÃnico até o tratamento cirúrgico, quando indicado. Após um diagnóstico inicial, o cirurgião vascular pode indicar o melhor método de exame a ser realizado.
|